A humidade é um dos piores problemas que pode ocorrer numa casa. Não só se trata de um constrangimento que danifica o imóvel, mas também implica a perda de conforto no interior do lar, bem como uma série de riscos para a saúde humana. A KINETIKA hoje fala-lhe um pouco sobre os tipos de problemas que podem advir da humidade.

Os diferentes tipos

Há diversos fatores que podem levar ao aparecimento de humidade num imóvel. Estas são as cinco principais categorias que listamos em baixo:

  • Ascendente
  • Por condensação
  • Na construção
  • Provocada por fugas na canalização
Humidade numa casa: Saiba mais sobre este problema

O que é a humidade ascendente?

A humidade ascendente é um termo conhecido, na área da construção civil, que se refere a infiltrações por capilaridade da água presente no solo, para os pisos e paredes. “Capilaridade” refere-se à ascensão da água por pequenos canos, ou capilares.

Trata-se de algo que ocorre normalmente no pavimento e base das paredes de muitas casas que tenham uma fraca impermeabilização entre o pavimento e o solo. Este tipo de fenómeno pode observar-se com o aparecimento de manchas interiores ou exteriores no chão e paredes.

Humidade numa casa: Saiba mais sobre este problema

O que é a humidade por condensação?

O fenómeno da condensação tende a ocorrer com maior intensidade em períodos mais frios ou com mais chuva. Aliás, a condensação tende a manifestar-se sob a forma de bolor ou até com cheiros.

O ar dentro de uma habitação tem sempre vapores de água presentes. Normalmente o vapor manifesta-se em maiores proporções nos locais onde a temperatura é maior e onde notamos maiores diferenças de temperatura.

Quando ocorre o fenómeno da condensação o vapor tende a formar manchas de humidade particularmente nos locais mais frios. As paredes e os tetos tendem a ser os mais afetados nesse sentido.

Humidade numa casa: Saiba mais sobre este problema

O que é a humidade na construção?

A humidade na construção acontece quando os materiais usados na conceção de uma determinada obra estão demasiado húmidos. Seja uma obra iniciada do zero ou uma reconstrução de uma casa, no caso de ser detetado esse problema nalguns dos materiais usados é recomendado que se espere alguns dias ou se substituam os materiais usados.

O que é a humidade causada por fugas na canalização?

Por fim salientamos a humidade que é causada por fugas ou defeitos na canalização existente numa casa. Este tipo de problema apresenta-se normalmente sob a forma de círculos húmidos (parecidos com uma auréola) ou por bolores e têm tendência a surgir nas paredes situadas ou em locais onde estejam presentes diversos tipos de loiças sanitárias (ex: banheiras ou lavatórios).

Este tipo de fenómeno é facilmente detetável nos locais em que as canalizações estejam visíveis, mas poderá ser mais complicado para situações em que estas se encontram dentro das paredes. Para detetar devidamente este género de problema a Kinetika dispõe de equipamento especializado que poderá ajudar a detetar as fugas.

No âmbito das peritagens a Condomínios, a KINETIKA apresenta soluções para ajudar a lidar com o problema da humidade num imóvel.

Entre em contacto connosco para saber mais.