Trata-se de uma metodologia que está a revolucionar os sectores de atividade da Arquitetura, Engenharia e Construção ou AEC . O processo assume-se como sendo uma das transformações mais relevantes que esta indústria tem vindo a sentir nas últimas décadas. O BIM (Building Information Modeling) tem-se revelado bastante promissor em elaboração de projetos e execução de obras. A KINETIKA hoje vai-lhe falar um pouco sobre este novo conceito.

De que se trata o Building Information Modeling (BIM)?

BIM: O que significa Building Information Modeling

Building Information Modeling (BIM) trata-se do termo usado para definir o sistema que reúne as informações essenciais referentes a um empreendimento e as compatibilizam a todo o momento. É um processo que gere os elementos essenciais referentes a um determinado projeto, nomeadamente referentes à sua conceção, construção e operação.

Compreende um sistema suportado por modelos computacionais tridimensionais, que auxiliam na representação das características físicas e funcionais de uma determinada obra. Graças à sua tecnologia altamente avançada permite a reprodução rigorosa desses detalhes fulcrais, ajudando deste modo na tomada de decisões ao longo do ciclo de vida que define um projeto.

Mais do que uma base de dados, o Building Information Modeling envolve uma representação virtual 3D de todas as características físicas e funcionais do projeto ou obra em causa. O utilizador pode interagir de diversas formas com os elementos referentes ao projeto, o que ajuda quer no planeamento de rotinas, quer na compilação de todos os dados de um projeto à medida que o mesmo se vai desenvolvendo.

Deste modo os projetos de arquitetura, engenharia e construção poderão ter todas as suas etapas e especialidades registadas numa única plataforma.

A transição de CAD para BIM

BIM: O que significa Building Information Modeling

Dada a evolução que os computadores e diversos programas de software tiveram nos últimos 20 anos, uma das transformações que mais se observa na indústria é a velocidade da transição do CAD (Computer Aided Design) para o BIM. Várias empresas começam a aperceber-se das vantagens vindas deste novos softwares e plataformas e estão a optar por mudar para o ambiente BIM.

Os softwares agora usados, com capacidades BIM, contam ainda com mais detalhes, nomeadamente análises energéticas ao edifício, visualização 3D, geração automática de cortes, desenhos e quantidades, animações, planeamento de obra, entre outros. Estes softwares representam assim uma transição para uma nova forma de trabalho e organização na indústria AEC.

Quais as principais vantagens de recorrer ao BIM?

É útil na conceção inicial de um projeto

Esta tecnologia permite a colaboração entre os utilizadores e o desenvolvimento de vários cenários. Nesse sentido é uma ajuda a prever a influência de tópicos tais como: custos, organização espacial, desempenho energético, estrutural, entre outros. Desse modo com o conhecimento certo, poderão ser implementados os processos indicados para simulações que ajudam na tomada de decisões.

Tem informações bastante detalhadas sobre uma determinada obra

Com o BIM, terá do seu lado diversas informações de qualidade que mostram elementos como a estrutura real, altura, espessura, material e textura de um determinado elemento. Deste modo o programa ajuda a combinar vários modelos de diferentes disciplinas para revisão. Além disso, o mesmo fornece detalhes dos componentes de construção, da qualidade do material utilizado e dos procedimentos controlados.

Ajuda na coordenação de um projeto e da sua obra

O BIM é bastante útil também na coordenação de uma determinada obra, ajudando a reduzir erros, bem como outras falhas suscetíveis de comprometer um projeto. Com fatores como a possibilidade de fazer simulações virtuais, detetar incompatibilidades e preparar subcomponentes da construção geral e até fazer estimativas orçamentais rigorosas, não é de admirar que este elemento esteja a revolucionar diversos mercados.

Auxilia na melhoria da fluidez de trabalho

Neste sentido o BIM acaba por ser um método de compatibilização dos elementos de todas as disciplinas que compõem o projeto, através de uma plataforma que ajude os colaboradores de áreas distintas a colaborarem mutuamente.

Tem influência na internacionalização de um projeto

Salientamos que o BIM é definitivamente uma realidade incontornável presente em diversos países. Aliás, destacamos que existem várias normas legais que obrigam a que todos os intervenientes da indústria da construção adotem essa mesma forma de trabalho.

A KINETIKA tem vindo a apostar nesta tecnologia e metodologia. Dispomos desta e de outras soluções que o irão ajudar a conseguir melhorar as exigências do seu projeto. Temos a possibilidade de integrar o Building Information Modeling de modo a providenciar-lhe as soluções mais criativas e inovadoras na área da engenharia civil.

Contacte-nos aqui para saber mais!