As coberturas ajardinadas consistem na instalação de vegetação sobre uma estrutura construída. Além do óbvio aspeto atrativo, elas são um elemento altamente protetor de impermeabilização com várias vantagens a nível da preservação dos edifícios, do conforto dos habitantes, da economia e da preservação do ambiente.

Vamos conhecê-las?

PRESERVAÇÃO DOS EDIFÍCIOS

Estas coberturas promovem a retenção da água da chuva, reduzindo a possibilidade de cheias e inundações em épocas de muita chuva.

Na verdade, se estiver bem projetada, construída e mantida, pode aumentar a vida útil da cobertura em 2 a 3 vezes.

AUMENTO DO CONFORTO

Optar pelas coberturas ajardinadas, pode melhorar muito o conforto dentro do edifício. O solo bloqueia frequências de som baixo e as plantas bloqueiam as mais altas, evitando o excesso de ruído. Além disso, como a vegetação interceta a luz do sol, o interior do edifício aquece menos, o que é ótimo no verão. Ao mesmo tempo, no inverno, a camada de terra tem um efeito de isolamento, mantendo a temperatura interna.

SOLUÇÃO ECONÓMICA

Tal como vimos no ponto anterior, as coberturas ajardinadas garantem uma menor variação de temperatura no interior do edifício, o que se traduz em menos gastos em ventilação e aquecimento.

Elas também conferem uma redução nos custos de construção, pois reduzem a necessidade de isolamento. Além disso, são um fator de valorização do imóvel, caso um dia opte por vender.

PEGADA AMBIENTAL

Por fim, as coberturas ajardinadas são benéficas para o ambiente, melhoram o microclima por redução do efeito de ilha de calor, aumentam a captação de dióxido de carbono e a produção de oxigénio, o que por sua vez melhora a qualidade do ar, e promovem ainda a biodiversidade.

Para começar hoje o seu projeto, entre em contacto connosco aqui.