A Avaliação Imobiliária trata-se de um processo extremamente importante em diversos fatores, nomeadamente ligados a diversas decisões. Este processo trata-se de um relatório que será bastante revelador do valor de um imóvel seja você um comprador ou um proprietário. A KINETIKA vai-lhe esclarecer algumas dúvidas que possa vir a ter relativamente a este processo.

A Importância da Avaliação Imobiliária: Saiba mais sobre este processo

De que se trata ao certo uma Avaliação Imobiliária?

Uma avaliação imobiliária trata-se do processo de quantificar o uso de um determinado bem imóvel. Por outras palavras, pretende reduzir a um montante a função desse mesmo bem imóvel. Neste processo o papel do avaliador é o de “certificar” a singularidade e o valor de mercado do bem imóvel.

Em suma, este é um serviço de consultoria imobiliária que tem em vista as características do bem em causa, bem como os fatores externos nomeadamente ligados ao estado do mercado.

A Importância da Avaliação Imobiliária: Saiba mais sobre este processo

Qual a importância de fazer uma Avaliação Imobiliária?

Cada imóvel tem características únicas que o tornam um ativo diferente de todos os outros. Tendo em conta que os ativos imobiliários são ilíquidos e de elevado valor unitário, logo, justifica-se a existência de um perito que consiga aferir com alguma exatidão um potencial valor de mercado para o bem em causa.

É também de salientar o facto de que o Valor de Avaliação é um atributo único (e não um intervalo de valores) e está sempre dependente do objetivo da avaliação. Em suma, estas são as principais vantagens que tem ao fazer uma avaliação imobiliária:

  • permite ajudar a definir o valor justo do imóvel;
  • assegura a segurança na negociação, quer para a imobiliária quer para o proprietário e para o comprador.
A Importância da Avaliação Imobiliária: Saiba mais sobre este processo

Como fazer uma boa avaliação de imóveis?

Durante um processo de avaliação imobiliária há três fatores essenciais sob os quais deve ser feita uma distinção: Custo, Preço e Valor. Em baixo indicamos as principais diferenças entre os três:

  • Custo  é  definido  como  uma  medida  de  investimentos,  sob  a  forma  de  trabalho  e/  ou  materiais, gastos na produção de um bem ou componentes incorporados no bem.
  • Preço  é  a  quantidade  de  dinheiro  pelo  qual  um  bem  é  vendido,  é  um  dado  histórico relativo à quantia pela qual um imóvel foi transacionado e apenas será idêntico ao valor de mercado se existir num mercado de concorrência perfeita.
  • Valor de mercado pode ser entendido como o preço mais provável que um imóvel pode atingir, numa  transação  normal,  que reflete o livre jogo das variáveis oferta/procura.  

O Processo de Avaliação Imobiliária começa sempre pela definição do objetivo da avaliação, definido pelo cliente. De seguida o avaliador recolhe informações essenciais sobre o imóvel junto do cliente e de outras entidades oficias. Entre algumas das informações abrangidas nesta pesquisa estão: a localização, a descrição, as plantas (de localização, de arquitetura), as cadernetas prediais do imóvel, licenças, entre outros.

Segue-se um trabalho de pesquisa e tratamento de informação relativamente ao mercado e ao imóvel em causa que irá, de seguida levar à escolha em aplicação da melhor metodologia de avaliação. Após feitas as análises do valor do imóvel é elaborado um relatório que dará ao cliente uma emissão de parecer da parte do avaliador face ao bem em causa.

O preço de um imóvel resultará sempre do valor de uma livre negociação entre duas ou mais partes, sendo  esse  valor  uma  variável  aleatória,  logo  de  difícil  estimação. Pelas características dos ativos imobiliários ( tais como iliquidez ou pouca informação) é perfeitamente natural que Valor de Mercado e Preço não coincidam. Daí  ser  natural  haver  uma margem  de  negociação  entre  o  valor  pedido  e  o  valor transacionado,  dado  que  o  primeiro  aproximar-se-á  mais  do  valor  de  mercado  e  o  segundo constituirá o preço do bem imóvel. Há vários estudos que apontam para que entre o valor de avaliação (ou valor de mercado) e o preço do ativo imobiliário haja uma margem média de 10%.

Como procede a KINETIKA com uma Avaliação Imobiliária?

Na KINETIKA dispomos de uma equipa devidamente preparada para as mais diversas áreas referentes à Avaliação de Imóveis. As nossas metodologias são bastante variadas. Temos métodos que abordam diversos fatores em causa na avaliação tais como:

  • Método de Mercado
  • Método do Custo
  • Método do Rendimento
  • Método Residual
  • Método de Exploração

A nossa empresa dispõe de um know-how para os seguintes tipos de propriedades:

  • Apartamentos
  • Edifícios
  • Hotéis
  • Loteamentos
  • Armazéns
  • Lojas
  • Escritórios
  • Avaliações Fiscais

Descubra o nosso serviço de Avaliação Imobiliária aqui.

Para saber mais detalhes entre em contacto connosco.