LAMINADO DE MADEIRA CRUZADA

A MADEIRA COMO ALTERNATIVA AO CIMENTO

Durante décadas, o cimento moldou cidades de todo o mundo, de forma rápida e eficaz. É o material de construção por excelência, permitindo a criação de edifícios de grandes dimensões e é difícil conceber a paisagem citadina sem a sua presença.

No entanto, a tecnologia tem permitindo a expansão das técnicas de construção e a madeira tem ganho grande destaque, começando a oferecer oportunidades muito semelhantes ao cimento.

Esta ideia de expansão surgiu com o nome de Mass Timber Building e prevê a utilização de elementos estruturais de grandes dimensões, como é o caso da madeira de elevado desempenho.

Nesta nova filosofia, o laminado de madeira cruzada está a expandir-se rapidamente, devido às suas inúmeras vantagens.

O QUE É O LAMINADO DE MADEIRA CRUZADA (CLT)?

O laminado de madeira cruzada (também conhecido como CLT), é um material inovador, composto por madeira lamelada disposta em camadas cruzadas e coladas sob pressão, formando um único elemento de madeira com grandes capacidades de carga em todas as direções.

O uso deste material oferece inúmeras vantagens:
– Rapidez de realização e precisão na fase de previsão dos custos;
– Eficácia do desempenho energético;
– Excelente desempenho no caso de sismos;
– Sustentabilidade;

A união das tábuas de madeira de forma perpendicular, permite a construção de paredes e pisos de grandes dimensões, sendo atualmente possível construir edifícios com mais de 30 andares.

O IMPACTO AMBIENTAL

Outra característica relevante do CLT é o menor impacto ambiental da madeira em comparação com outros materiais de construção.

O uso da madeira nestes processos, significa gerar menos emissões de CO2 (que são elevadas na produção do aço e do betão) e, uma presença maior de elementos construídos com este material, conduz a uma maior absorção das mesmas pela própria madeira.

Brevemente a Kinetika irá fazer um evento de promoção do CLT, dirigido para clientes e arquitetos, com a ajuda dos seus parceiros na área, entre revendedores, fabricantes e faculdades.