Nas Peritagens, a ideia principal é promover o serviço de Peritagens de Garantia, junto de proprietários de imóveis, antes de acabar a garantia legal da obra (5 anos) e usar o relatório elaborado para confrontar o construtor e assim activar a garantia e as suas responsabilidades inerentes.
O serviço também pode ser usado por bancos ou seguradoras, que sirvam de intermediários aos proprietários, por um preço fixo por relatório, com o qual estas entidades pouparão na contratação de peritos e processos litigiosos.
Durante a realização de obras na vizinhança de outros edifícios (normalmente em meios urbanos) acontece frequentemente a apresentação de queixas por parte dos proprietários/moradores dos edifícios existentes, comunicando anomalias nos respectivos imóveis e atribuindo a sua causa à obra que decorre na vizinhança. Daqui resultam muitas disputas entre as duas partes (moradores – construtores), dado que não é possível ou é muito difícil determinar se a anomalia em questão é anterior ou posterior ao início das obras ou, sendo posterior, se é devida às obras.
A realização das Vistorias Preventivas pretende exactamente evitar ou, pelo menos, minimizar este tipo de situações. Complementarmente, e dado que todas as zonas do edifício são vistoriadas, é possível detectar antes da obra começar, qualquer situação – por exemplo, a nível da estrutura – que, com o decorrer da obra, possa por em risco a integridade do edifício (ou de alguma das suas partes) ou dos seus ocupantes.
É efectuada uma vistoria ao edifício, e é feito um levantamento sistemático de todas as anomalias visíveis, que ficam registadas em fotografia, sendo a sua localização igualmente registada, bem como a sua causa, se for possível determiná-la. Esta vistoria compreende todo o edifício (zonas comuns – fachadas, escadas, terraços, garagens e zonas particulares – interior das fracções, e interior de quaisquer outras zonas particulares).
Na posse de todos os dados recolhidos no terreno, é elaborado um relatório pormenorizado, que conterá capítulos referentes às zonas comuns e às zonas particulares.
O relatório, depois de elaborado, será assinado pelos vários intervenientes no processo, ficando cada uma das partes com uma cópia do mesmo.
Toda a mecânica deste processo, desde o levantamento propriamente dito até à elaboração do relatório final, está plenamente consolidada, visto já existir larga experiência, envolvendo vistorias e elaboração dos respectivos relatórios para milhares de edifícios na cidade do Porto e cujo objectivo era precaver eventuais danos nos edifícios, provocados por obras de escavação e grandes intervenções.
Outros serviços mais abrangentes poderão ser posteriormente oferecidos, relativos a casos mais complexos, elaborados por técnicos especializados, tais como incêndios, explosões, vibrações, observação e inspecção de estruturas, etc, em imóveis habitacionais e industriais ou em empreitadas de diversa natureza, serviço este que é designado de Engenharia Forense.